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Exercício terapêutico
 

Objetivos:- - Proporcionar momento de descontração e o relaxamento corporal.
- Proporcionar consciência da boa respiração. - Melhorar a percepção corporal e espacial. - Melhorar a atenção e concentração. - Prevenir lesões (distensões musculares, entorses, LER). - Ativar a circulação. - Aliviar as tensões musculares e reduzir as dores provenientes dos desequilíbrios musculares; - Reduzir a ansiedade o estresse e a fadiga. - Melhorar a disposição física e mental.

Justificativa:- Para manter uma boa saúde, para viver intensamente e ter uma vida mais longa, uma vida ativa se faz necessária. Mantendo o nosso corpo em movimento e nossa mente atenta esses objetivos são alcançados. Os movimentos corporais estimulam os reflexos nervosos, ativam as emoções e os pensamentos, possibilitando uma atitude positiva de enfrentamento da vida e dos problemas com segurança. Ainda persiste em nossa sociedade, a idéia errônea de retração e passividade, perante os “males da idade”. Essa atitude traz uma perda de vitalidade perante os objetivos e novas possibilidades da vida.
Com o passar do tempo, os músculos tensos ficam encurtados, causando desvios físicos (posturais), instabilidades (física, emocional, social) e ansiedades...
Os exercícios de alongamentos diminuem a tensão muscular e permitem que a energia circule mais harmoniosamente por todo o corpo. O trabalho de controle respiratório também proporciona um “relaxamento físico e mental” que tende a harmonizar todos os sistemas orgânicos. Ao modificarmos conscientemente a velocidade e a intensidade da respiração (alcalose/acidose), podemos exercer controle não apenas sobre o corpo, mas também sobre a mente (estágios hipnoidais), agindo diretamente no combate á ansiedade e ás doenças associadas ao “stress”. As emoções se acalmam, graças à coordenação entre os movimentos corporais e a respiração profunda, desviando temporariamente a consciência dos problemas e preocupações, aumentando a percepção corporal e a qualidade dos movimentos e da vida.
Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e não requerem equipamento especial.
É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

Fonte: Enciclopédia TioSam

 
Fonte:
Data: 15/10/2007
 
 

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