Home
Família
Religiões
Pesquisa
Serviços
Busca
Info
Família Religiões Serviços Busca Pesquisa Info
 
 
Shoyu: Benéfico para a saúde
 

Fundamental na culinária japonesa, o molho shoyu é ótimo para temperar os alimentos. Com a cor escura, o molho é salgado e é usado em larga escala para dar mais sabor a peixes verduras e legumes. Ele é produzido a partir da fermentação do misssô ou do koji que são alimentos a base de soja.
Por ser obtido através da soja, o shoyu oferece todos os benefícios desse alimento. Através do molho, são obtidos aminoácidos essenciais para a saúde fazendo com que a alimentação se torne mais saudável. O shoyu é rico em cálcio, proteínas, ferro e vitaminas B1 e B2 além de ter outras diversas propriedades. Entretanto, quem tem restrições alimentares ligadas ao valor calórico dos alimentos é melhor não exagerar: a cada colher do produto com 15 gramas existem cerca 20 a 30 Kcal, dependendo da marca. Além disso, contém uma quantidade considerável de sal. Mas para quem não consegue ficar sem esse molho, hoje já é possível encontrar no mercado versões lights com redução de gorduras.
Acredita-se que o shoyu começou a ser usado por volta 1330 e a partir do século XVI passou a ser difundido em todo o mundo. Na literatura japonesa apresenta também o hishio que já era usado desde 710 e que deu origem ao shoyu.
Já no Brasil, foi trazido pelos imigrantes japoneses nos primeiros anos do século XX. Inicialmente era fabricado apenas artesanalmente em casa, mas ganhou popularidade por volta da década de 40.

 
Fonte:
Data: 5/3/2007
 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright ©2002 - Vida Perpétua Serviços S/C Ltda.